segunda-feira, 29 de março de 2010

Como fazer um Cambret

Neste sábado, tive uma aula repleta de coisas ricas e importantes para a dança. E não digo só dança do ventre, mas em quase todas as modalidades...em especial um passo (ouseriaumaposição?). Estou falando do temido (pra alguns, err...tipo eu!) Cambret. Ele é uma das coisas fundamentais no ballet e não muito diferente na dança do ventre.



Na aula que tive, ficamos de joelhos e tivemos que fazer o bendito passinho. Antes de tudo:

  1. Tenho escoliose - uma parte da coluna é desviada para a lateral, de onde forma um determinado grau;
  2. Nunca fiz ballet na minha vida; meu alongamento é péssimo;
  3. Sou magrinha e meus joelhos são puro osso;
  4. Tenho medo.
 Deu pra imaginar o martírio que foi? Pois é.

Massss, a sorte que tenho é que minha professora é boa e me ajudou a realizar o movimento e aí simmmm descobri a manha: a força de inclinação está nas pernas.
Quando se está de joelhos, geralmente colocamos toda a energia nos mesmos e esquecendo que outras partes do corpo podem nos ajudar. O que devemos entender é que o corpo é um só e, se deixarmos, ele age como um inteiro, porém se começarmos a notar, um membro ajuda ao outro ao realizar qualquer tipo de movimento. Agora, vamos lá:

- De joelhos, incline-se para trás depositando o peso na frente dos pé e pernas e por último incline a cabeça. Pronto! Já fez um cambret!

    A intensidade do movimento está no alongamento. Nunca force mais do que se pode aguentar, pois depois pode vir a ter dores de coluna. E sempre depois de fazer qualquer coisa, sempre faça um relaxamento para a coluna não cansar: deite de barriga para cima, abrace os joelhos e faça círculos para massagear a sua estrutura. Levante-se lentamente, sente-se nos calcanhares e alongueeeee lá na frente.
    Ok?

    Bom, espero ter ajudado alguém que tenha os mesmos problemas que tive com essa "coisa", rsrs...

    Beijoss

    Um comentário:

    1. Nossa, Obrigada pela dica.
      Realmente eu tenho muito medo de excutar um cambret porque tenho escoliose, mas a sua dica de alongamento me ajudou muito, vlw :)...

      ResponderExcluir

    Obrigada por participar!

    LinkWithin