sexta-feira, 30 de julho de 2010

Você quer ser aeromoça?

Nãaao, isso não é anúncio de emprego, suhaushua, mas o post de hoje é digamos, um pouco diferente de tudo que já falei aqui. Volta e meia alguém me pergunta como que faz pra ser uma Aeromoça, e eu vivo respondendo, meio que aleatoriamente. Gostaria de ressaltar que ainda não estou na área, já fiz uma seleção mas não passei, mas, antes de tudo, no meio de tantas dúvidas, devemos saber um pouquinho como a profissão começou e como está hoje!


 O começo de tudo

A profissão de comissário de bordo (aeromoça) surgiu em 1930 por reinvidicação de uma mulher, Ellen Church, pois era apaixonada por aviação e, por não poder pilotar uma aeronave por ser mulher , a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o vôo. As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuíam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam. Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou, e perdeu o símbolo sensual que possuía, foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.
E as mudanças não pararam por aí, afinal hoje em dia toda aquela coisa de que aeromoça precisa ser magra, linda e atraente já não é tão forte.

Agora vamos aos requisitos básicos:

- 2º grau completo;
- idade mínima de 18 anos;
- mulheres: altura mínima de 1,58m e máxima 1,80m;
- homens: altura mínima de 1,67m e máxima de 1,85m;
- peso compatível com a altura (IMC);
- boa aparência - isso não significa ser linda, e sim ter uma pele, cabelo e dentes saudáveis;
- capacidade de decisão;
- desembaraço;
- discrição;
- excelente saúde;
- não ter nenhum tipo de preconceito;
- firmeza e gosto por servir;
- senso de conveniência;
- desejável fluência em inglês e, se possível, em mais um idioma (para o caso de algumas empresas brasileiras, o idioma ainda não é requisitado).

Informações adicionais:

Piercing: pode, não sendo em lugar visível; 
Tatuagens: pode, não sendo visível também - se por acaso tiver em algum lugar visível, pode cobrir muito bem com maquiagem e aquelas fitas microporo; 
Cabelos: desde o chanelzinho (solto) até a altura do fecho do sutiã (preso, com rabo-de-cavalo baixo, ou coque, depende da empresa) 
Dentes: bem cuidados, aparelho pode, porém se tiver aparelho de metal, use borrachinhas da cor do mesmo; 
Corpo: não seja magra igual uma modelo, e também fique atenta para não estar acima do peso, siga sempre o padrão da tabela do IMC, não cometa exageros!; 

Onde estudar: procure no site da Anac, lá tem a lista de todas as escolas homologadas no Brasil, ou você pode googlar. Pegue telefones, se informe qual delas é a melhor, pois muitas só estão interessadas no seu dinheiro. O valor varia de R$ 1500,00 até R$ 3000,00;

Matérias: são divididas em blocos (na mairoria das escolas é assim), totalizando-se em 4. São as matérias:

Segurança e emergência,
Sobrevivência na selva/mar/gelo/deserto,
Combate ao fogo,
Animais peçonhentos,
Código brasileiro da aeronáutica,
sistema de aviação civil internacional/nacional,
segurança de vôo,
regulamentação da profissão,
Direito trabalhista,
Noções básicas do corpo humano,
Medicina Aeroespacial,
Primeiros Socorros,
Conhecimentos gerais de aeronaves,
Teoria de vôo,
Navegação Aérea,
Meteorologia.

São extracurriculares: Maquiagem, postura e etiqueta, dinâmica de grupo e redação.

Documentos oficiais de um Comissário:
CCF (Certificado de Capacidade Física), válido por um ano;
CHT (Certificado de Habilitação Técnica), com validade de 2 anos;
Licença Permanente de Vôo (Eterna).

Dúvidas mais frequentes:

- É difícil conseguir emprego na área?
Não posso dizer que sim nem que não. Depende muito do seu potencial, da empresa e sorte. Se você for bom e gostar do que quer fazer, se for o sonho da sua vida, a empresa for com a sua cara e vc tiver em um dia de sorte, o emprego é seu! Tenha em mente que tudo que tiver de ser seu, será.

- O curso é muito difícil?
Não. Na verdade eles exigem um pouquinho, como disciplina, pontualidade, padrão, etc. As matérias em si são fáceis, algumas são questão de decoreba, outras são gravadas na mente quase que de repente. Tudo na vida é questão de dedicação.

- É verdade que eles levam pra selva?
Sim, há um treinamento prático numa fase do curso, onde eles te levam para uma "selva", pra te ensinar a como fazer fogo, achar comida, lidar com os pesares que há neste  "outro mundo", como sobreviver mesmo. Também há mais 2 treinamentos, o de combate a incêndio e um treinamento em água, que pode ser feito em piscina, lago, rio ou mar, onde vc aprende a usar os equipamentos de salva-vidas e o bote.

- Como faço para marcar a prova? É muito difícil?
A prova primeiramente só é marcada depois que vc tira o seu CCF (já falarei dele) e depois que concluiu o curso, sendo assim vc entra no site da Anac, gera um boleto e paga no banco. Depois, vá até um aeroporto onde tenha uma sede da Anac e marque a prova, levando seu RG, CCF, comprovante de pagamento e certificado da escola. A prova são divididas também em blocos, que abordará todos os temas aprendidos em curso, são em questões alternativas e tem muitas pegadinhas, mas pra quem estudou é fácil.

- Onde tiro esse tal de CCF?
CCF (Certificado de Capacidade Física) vc tira em um Hospital Militar, aqui em São Paulo temos o HASP e no Rio de Janeiro fica a sede, o CEMAL. Nele serão realizados em 2 dias diversos exames, como audiométrico, de visão, avaliação de um dentista, etc, tudo muuito tranquilo. Na primeira vez terá que levar os resultados de um exame parasitológico, eletroencefalograma, papanicolau (ultrassom da pelve, se virgem) e uma panorâmica dentária. O documento só fica pronto no 2º dia.

- Como posso fazer que as empresas me chamem?
Simples, assim como qualquer forma de emprego: envie currículos. Se a empresa gostar, eles te chamarão. Claro que uma ajudinha é sempre bem-vinda, se conhece alguma pessoa dentro da área não custa conversar e pedir um empurrãozinho né? Lembre-se, seja persistente!

Enfim, acho que essas são as dúvidas mais frequentes, se restarem alguma, perguntem nos comentários, ok? Finalizo dizendo que toda profissão tem seus riscos, desvantagens, pesares, então, nunca se deixem abater, tudo tem o seu lado ruim. Agora, sempre tenha em mente que quando se faz o que se gosta, tudo é possível!

Minha turma quando fiz o curso :)

Beijos

30 comentários:

  1. Não estou conseguindoo fazer os exames que a escola pede para depois marcar o da HASP..O que tenho que fazer? Obrigada estou na espera

    ResponderExcluir
  2. Oi Lainy! Então, isso vc tem que informar a escola...mas que exames vc não consegue fazer?

    bjus

    ResponderExcluir
  3. olá! como consigo entrar em uma Cia internacional?
    Obrigada, Andrea.

    ResponderExcluir
  4. precisa saber a nadar,pra fazer o curso? e quem não sabe?BJ

    ResponderExcluir
  5. Andrea,

    Depende da cia aérea. a maioria não pede nem curso, apenas o idioma fluente...

    Anonimo,

    Não precisa saber nadar não, mas é importante saber, vai que numa situação de emergencia precise...

    ResponderExcluir
  6. Preciso de ajuda , pois tenho uma lição da escola para fazer e preciso de uma aeromoça para entrevistar e não estou achando , me add no msn ou no orkut é super raapido .. coracao104@hotmail.com msn .. e orkut coracao104.2@hotmail.com pooooooor faavoooor

    ResponderExcluir
  7. olá boa tarde meu nome é Elaine e eu desejo muito ser aeromoça tenho 15 anos ainda falta 3 anos para isso....é eu estou pretendendo me formar na ''EAPAC''mas se Deus quiser seja onde for eu estarei me formando..eu uso óculos por causa da miopia e do astigtmatismo será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Roberta e meu sonho é ser comissária também.Pretendo fazer meu curso aos dezoito anos,e eu gostaria de saber se as comissárias pulam de pára-quedas no curso,se tem como ganhar a bolsa(se sim como?),e quanto uma comissária ganha(internacional).Adorei seu blog
    Obrigada,
    Futura comissáia: Roberta Rouiller

    ResponderExcluir
  9. elaine - tem algumas empresas que deixam voar com óculos, mas são bem poucas, a maioria precisa usar lente.

    roberta - não pula de para-quedas não! e nem existe bolsa, do meu conhecimento. Uma comissária internacional ganha bem, melhor do que aqui, mas tem que saber falar fluente umas 2 linguas, dependendo da cia aérea. Que eu saiba os que mais ganham bem (e que trabalham mais!) é o pessoal da Emirates.

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Meu nome é Sabrina, tenho 16 anos e o meu sonho é ser comissaria de Bordo, queria saber aonde tem esse curso aqui em recife!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tudo bom??
    olha vc disse que se tira o CCF EM Hospital Militar, qualquer um serve?? ou tem que ser um em especifico???

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Gostaria de saber qual escola de aviação é melhor para fazer o curso de comissária de bordo

    Grata

    ResponderExcluir
  13. Sabrina - Infelizmente não conheço escolas fora de SP. Tente procurar no site da ANAC, eles possuem o registro de todas as escolas no Brasil.

    jomaot18 - Acho que não é qualquer um, mas como não é comum ter hospitais aeronáuticos em cada esquina, creio que possa tirar sim. Mas aqui em São Paulo, por exemplo, existe o HASP e no RJ existe o CEMAL, que é a "matriz" de todos os hospitais no Brasil.

    Fran - Não existe essa de melhor/pior escola, todas ensinarão o mínimo de estudo para que possa ser uma comissária aprovada pela Anac. Claro que existem algumas com melhor estrutura que outras, mas isos vc tem que pesquisar! O que difere mesmo é o quanto de interesse que vc coloca no seu objetivo, e isso serve para todas as profissões.

    ResponderExcluir
  14. qria tirar um duvida
    eu tenho uma tatoo visivel no pulso
    ela é do tamanho medio
    e o meu sonho é ser aeromoça
    eu ando muito lendo sobre as regras
    e to com medo de nenhuma empresa me contratar
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Obrigada por me responder eu gostaria de lhe fazer outra pergunta.Vi que você não está exercendo a profissão de comissária, mas você chegou a fazer a prova da anac? Se sim, ela é muito difícil?


    Grata

    ResponderExcluir
  16. Aninha - Com um pouco de maquiagem tudo é possível...

    Fran - Eu fiz a prova sim, o que me falta é ser contratada (mas não quero por agora!)

    Assim como toda boa prova, é possível passar se estudar. Não é difícil, o que torna difícil é ter que saber algumas coisas na ponta da língua...

    ResponderExcluir
  17. Haa, q bom q vc passou na prova.
    Meu maior medo é a prova, pois tenho receio de estudar, estudar e não passar ;(

    Muito obrigada por responder

    ResponderExcluir
  18. Ola, meu sonho é ser aeromoça, mas tenho duas tatuagens visiveis no pé e no tornozelo. Minha duvida é se as provas podem ser todas feitas de calça (assim posso esconde-lás) e se teria como atuar tapando as tatuagens com maquiagem? Não me importaria se tivesse que fazer isso todo dia para realizar meu sonho!
    Aguado sua resposta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. taiane_184 - Com um pouco de maquiagem tudo é possível...[2]. Que tipo de provas vc diz?

    alini_dejesus - Sim.

    ResponderExcluir
  20. olá tudo bem?
    tenho 18 anos,pretendo fazer o curso de comissário de voo ainda este ano de 2011,se Deus quiser.
    Mas não tenho a menor noçao da língua Inglesa,será que quando eu termina esse curso,tenho chance de ser contratado de alguma companhia aérea?

    ResponderExcluir
  21. Olá,eu tenho 28 anos e gostaria de saber qual é o limite máximo de idade para que eu possa concluir o curso e estar disponível para o mercado de trabalho??se puder me ache no facebook,o meu e-mail é righirenata@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Primeiro de tudo: não se fala mais Aeromoça, é Comissaria de Voo ou ate mesmo de bordo. Vão treinando pq conta.
    Segundo: nunca mintam sobre ter tatuagem, ate pq no exame medico tem revista, nas cias tbm pode ter.
    Taiane: algumas empresas mandam ir de Saia nas seleções. Meu conselho é: esconda com maquiagem - existem umas q escondem tudo e duram horas - e nunca minta.
    Sobre o salario, a maioria dos que trabalham lá fora diz que o salario do Brasil e carga horaria sao os melhores. Qualquer outra duvida, meu email é amandadsmello@hotmail.com
    beeijo

    ResponderExcluir
  23. olá tenho 16 anos e quero ser um aeromoça,para ser um aero precisa fazer q cursos??

    ResponderExcluir
  24. Elias - Faça idiomas primeiro. Isso você usará em todos os setores da vida. Quando estiver pronto, faça o curso. Conselho!

    Renata - Se eu não me engano a idade máxima é 35 anos...se não me engano.

    amaanda - Esse negócio de falar aeromoça ou comissária de bordo é relativo. Tem empresas que nem ligam pra isso...o que conta é o profissional em si, sendo aeromoça, comissária, ou de bordo. Nos hospitais aeronáuticos não tem revista, e sim tem um questionário. Você pode mentir o quanto quiser, porém, tem que estar ciente que em tudo na vida a verdade sempre aparece!

    milenatop2011 - Leia o post! ><

    ResponderExcluir
  25. o curso gira em torno de 1,500 à 3,000 por mês ,ou é o valor total ?

    ResponderExcluir
  26. e se eu fizer 1° o curso de comissário,e assim que acabar o curso,eu fazer o Idiomas...
    Obrigadu,pela atenção!

    ResponderExcluir
  27. Meu sonho é ser Comissária de Bordo, desde os 5 anos de idade... Mas o meu problema é minha altura, tenho 16 anos, e acho que não vou mais crescer =/... Tenho 1,50m de altura (muito baixinha), e sei que deve ter no mínimo 1,58m... Nossa, minha altura me atrapalha tanto =/! O que que eu faço? Sempre quis ser isso *-* e não quero desistir =)

    ResponderExcluir
  28. Oie moça tudo bem? estou super interessada em fazer o curso e como na minha cidade não tem (sou do Acre) vou ter q ir para outro estado... sera que você pode me add no msn, face ou orkut pra gente conversar, preciso muito tirar algumas duvidas pra saber se vale a pena mesmo sair daqui e tentar esse curso!
    Me add pleassss
    sharon_thaynan@hotmail.com
    https://www.facebook.com/sharon.thaynan

    PEÇO QUE QUALQUER MULHER QUE SEJA COMISSARIA E ESTEJA DISPOSTA A ME AJUDAR COM ALGUMAS INFORMAÇÕES ME ADD... =D

    ResponderExcluir
  29. Boom faz uns dias que parei pra pensar em minha vida e cinseramente nao sei o que pretender ser futuramente. Pensei em ser aeromoça e gostei dessa ideia andei pesquisando e acabei achando esse link gostei do que li, espero que eu continue com essa ideia e que d~e tudo certo daqui pra frente,.Obrigada pelas informações! Beijos

    Samia Brilhante

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!

LinkWithin