terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como fazer um Arabesque

Depois do post Como fazer um Cambret, resolvi tentar falar de outro movimento (ouseriaumaposiçãoagain), também originário do ballet, o Arabesque. *palmas*
Diferente do ballet, onde o Arabesque é feito na ponta do pé e num ângulo de 90º ou até 180º (vide fo-tos), o Arabesque na dança do ventre tem mais estilo e movimento, e é muito usado para deslocamentos e para um charminho a mais *_*.
Pode ser realizado tanto na meia ponta quanto com os pés no chão, dando um ar folclórico ao movimento. Ele é composto por uma caminhada de 3 passos, na terceira, o pé fixo no chão dá o impulso para a outra perna girar para frente, com uma leve rotação do corpo. É bem simples, mas algumas pessoas têm dificuldade de executar. Vejamos na prática, com a nossa querida Suheil:






Existem algumas variações, conforme o próprio vídeo mostra, temos um arabesque baladi (popular), que é o "q" de folclórico no passo. E mais, podemos roubar um pouquinho do ballet e executar o arabesque paradas. Comoassim? Simples de explicar, porém não tão simples de executar, pois exige força e equilíbro. Podemos no meio de uma apresentação utilizá-lo, proncipalmente em partes lentas de uma música (fica chique). Mas é bom lembrar de um detalhe: tente fazer um arabesque. É verdade que chega uma hora não conseguimos mais levantar a perna, certo? Pois o segredo é tal:

- Em pé, reta, com os braços abertos posicionados na altura do peito, comece a levantar a perna reta. Quando vc ver que não consegue levantar mais, faça uma leve rotação para fora no fêmur, perto do quadril. Concentre a força não no músculo da coxa, mas do abdômen e vá subindo até seu limite.

Viram o segredinho? Observe a foto da bailarina Kahina, executando um perfeito arabesque (ela é bailarina clássica também):

Kahina, fazendo um arabesque em movimento

Bom, como eu prefiro arabesques mais discretos na dança do ventre, indico um vídeo clássico sobre arabesques. Simples e bonito, da nossa mestra Raqia Hassan, ela ensina várias formas de fazer um arabesque no melhor estilo oriental. (Em inglês, mas a linguagem da dança é universal):

Clique para ver o vídeo! Começa a partir do 1:50

Beijos, Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!

LinkWithin